Z1 – ´91


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Chegando á 2ª parte desta Mini Tour é com muito orgulho ( ler Honra ) que apresento aqui o meu 80º detalhe .


Só espero no carro 100 ter algo tão especial como este


O Bmw Z1 é de 1991 e conta com poucos kms , apesar de tudo estava muito bem estimado e o carinho que o dono tem revela bem a necessidade do TLC dado aqui pela Car Detail .

Vamos lá então á 1ª inspecção visual depois de uma grande lavagem e descontaminação.

Como sabem este carro tem os paineis todos em fibra , logo se estiverem muito massacrados pela brigada da vassourada fica complicado.

E o pior de tudo é que medições de verniz é mentira , impera a regra dos 2 dedos de testa e a experiência.

Outra visão dos estragos.

Zona da capota.

O vermelho ( mais para o laranja ) Z1 acusava os anos e foi hora de começar a dar corda aos sapatos…dele


Depois das cavas bem limpas com lavagem normal, e engine degreaser com fartura foi tempo de condicionar com HyperDresser ( 1:10 ).

Começando a dar no polimento , optei pela linha da Optimum através do compound e depois o polish…pura perda de tempo e vou dizer porque.

Depois de várias tentativas de tentar usar o que tenho da Optimum ( ) voltei ao óbvio, MENZERNA e PG com esponja amarela através da PC e PO85U com esponja de polimento.

ps: o IP nem arranhava nada tal a dureza do verniz

O capot foi motivo de mais 2 investidas de PG e uma de PO85U , ao mais belo estilo BMW…muito dura esta pintura.

O Z1 ficou sem swirls ou poucos , mas os riscos esses ficaram ainda especialmente nos paineis horizontais, a fibra tem destas coisas

Um pequeno detalhe do trabalho , as ópticas dos minimos do Z1 foram alvo de uma limpeza com polimento ( MPP ).

e o depois…

Aqui é mais visivel a diferença entre elas.


Os paineis laterais ficaram quase sem nada como podem comprovar , e 2 passagens apenas, passando do baço..

para o cristalino e brilhante

Tempo de TLC ás portas mudando o setup apenas um pouco…

com um toque de rotativa no inicio e finalizando com PC .

A traseira estava igualmente má , o método foi o mesmo , corte para o PG e finalização para o PO85U.


Findo o polimento o Z1 passa para a zona do molhado para ser criteriosamente lavado , com tratamento á La Raggtopp
á capota e secagem com ar comprimido.

O interior começava a ser alvo de MUITO TLC , e apenas com algum ( ler muito ) esfreganço de MPC light era visivel
o resultado.

Comparem os bancos e podem ver a diferença entre o do pendura ( já detalhado ) e o condutor.

Foi utilizado na zona da pele o 4*ULC.

Chega a hora de ver com a pouca luminosidade natural o resultado final.


Por mais anos que passem e as opiniões não sejam concordantes , continuo a achar que este foi dos melhores Z feitos a par do Z8


Os plásticos condicionados com o Kunstoff e vidros polidos com glass polish e PC.


O óculo da capota depois do Meguiars PlastX voltou quase ao aspecto de novo.


O acabamento foi feito pela maravilhosa XXX da CG e o resultado foi o cumulo do wet look


Ficou um vermelho de grande nivel e extremamente vivo, ainda pensei usar o RMG para escurecer mas o look mais “puro” foi atingido pela xxx

Como bom cabrio que é , mereceu um strip


Aproveitem estas imagens pq o fotografo de serviço não tirou fotos do interior , embora o acabamento tivesse sido dado pela Mothers Protectant e ocw nas partes metálicas.

As bonitas jantes seladas com PB WS e os pneus com BTS.

O motor levou também um tratamento mas com o devido respeito, já que são alguns anos de vida e a gasolina


E o merecido depois de muito esforço , especialmente por ter um capot tão grande e inacessivel.


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