Um roadster muito conhecido de todos nós e por enquanto o mais vendido de sempre, foi um passo histórico para a Mazda e para os amantes de descapotáveis em particular e de automóveis no geral.
Designação: Mazda Mx-5
Motorização: 1.6 115 cv
Ano: 1991
Kms : 99800 kms
Cor: Vermelha…agora
O estado do carro era em termos gerais aceitável, a pintura estava oxidada e com alguns riscos leves ( que foram eliminados ), falhas de pintura apenas no parachoques traseiro e o resto estava mesmo a precisar de tratamento.
Swirls com fartura e hologramas, embora esses não sejam facilmente perceptiveis ( ainda por cima com a máquina que usei )
As jantes estavam sujas e com pouco ferodo agarrado, para 15 anos acho mesmo que estavm boas
O capot era a pior parte bem como a bagageira, aliás foi aqui que senti as maiores dificuldades, podem reparar já algumas marcas de lixa 2000/4000….
Aspecto da traseira bastante castigado por tudo um pouco…
Aspecto geral
A capota tinha o óculo traseiro muito baço e riscado, o dono confessou-me que nem o usava, apenas os retrovisores laterais
e o interior, bem estimado menos o volante que vai ser substituido já que não existe nada a fazer
Os métodos foram uma mistura de muita coisa, tendo levado uma boa lavagem e descontaminado.
Tinha ideia de retirar a oxidação primeiro e dp usar a clay bar mas tal não foi preciso, apenas na bagageira foi utilizada ( antes ) uma esponja de corte e 1Z UPP…para matar as saudades
Sendo assim passo a descrever os processos:
No capot e mala, usei a rotativa com amarela e PG x 2, seguida de verde e FPII.
Resultou muito bem
No resto do carro usei a PC com laranja e IP, seguida de verde e FPII.
Todos os plásticos foram limpos com 1z U.cleaner e condicionados com 1Z Balsam bem como as borrachas, gummi na capota e borrachas de apoio.
As cavas foram lavadas e limpas, os pneus foram condicionados com Optimum Tire shine e limpos com APC antes, as jantes levaram o tratamento habitual mas desta vez os 15 anos acumulados de experiência na estrada deram luta…
As jantes foram limpas com 1z wheel cleaner, polidas com 1z PP e protegidas com PB WS.
A capota foi tratada com o kit da Raggtop, e resultou como nunca tinha visto até agora , limpou em profundidade e deixou uma camada brilhante de protecção.
O óculo traseiro foi limpo tanto dentro como fora, com 1z U.cleaner , polido com Meguiars plastx .
Cromados limpos com 1Z Universal cleaner para tirar algumas gorduras , polidos com 1Z Chrome e protegidos com um último restinho de selante da car lack…bem como o tubo de escape, vou esperar pelo feedback do dono
Algumas fotos do capot e lateral
A bonita traseira
Um pequeno reflexo da pintura, onde o acabamento final foi feito pela #26 da Meguiars .
E mais outro…dentro da garagem enquanto acabava o interior.
Agora a zona dos riscos da lateral direita, foram removidos quase a 100% , nem o dono consegui ver exactamente onde estavam…mas com alguma luz e um olhar mais microscópico apanhavamos um deles ao de leve
Uma foto da frente
Voltar