M3 – ´01


Voltar

Este trabalho foi um marco histórico na minha curta “carreira” de detalhista , atingi os 50 carros detalhados.

E melhor ainda comemorar esta marca com um carro de sonho , um BMW M3 de 2001 .

Este M é de meio de 2001 , e conta apenas com 41500 kms , um carro sobejamente conhecido e reconhecido pelas suas prestações de sonho

O estado geral era bom ( não ao nivel do detalhe ) , as jantes estavam sujas e com muito pouco ferodo .

A traseira o único “problema” era o mesmo o negro dos escapes , mas também com as temps que deve atingir milagres só mesmo em fátima

Depois de uma boa lavagem e descontaminação ( muito pouco contaminado ) foi a vez de poder apreciar o aspecto da pintura , que á luz natural poucos swirls se viam…

Todos os Bmw´s tem um verniz duro , sendo batidos apenas pelos Audis e estando em igualdade com os Mercedes.

Comecei com esponja verde e Ip , mas não fez quase nada , passei para amarela e IP e ficou assim ( com rotativa )..

Tive de aumentar o processo e passar ao tão temido PG ( daqui a tempos vou falar melhor sobre o PG ) , e aumentar a rapidez no corte e NÂO o corte em si.

Para isso usei a rotativa@1200/esponja amarela/pg e ficou quase pronto a encerar, simplesmente magnifico.
Passei para a PC com verde e PO85U.

Seguindo a etapa do Polimento passemos então á lateral , do M

A marca das lavagens e das vassouradas está patente, se fosse um carro preto o panorama era bem mais assustador

Depois de passar com a makita@1200/amarela e PG ( o IP aqui pouco fazia e não quis estar a fazer várias passagens ) , este é o acabamento com algumas marcas mas coisa pouca.

Depois da PC/verde/PO85U ficou como dizia um monstro sagrado , Imaculado

Durante o polimento e todo protegido com fita 3M , é daquelas coisas que ao saltar estamos a comprometer o resultado final

Lateral traseira do M3 com o Halogeneo a mostrar como estava realmente a pintura.

Aumentando a capacidade de zoom da Ixus , é possivel ver
os danos causados pelos vassoureiros deste País

Utilizando o mesmo setup consegui chegar a este resultado

Estas imagens o acabamento está aumentado com o Ex , e tinha acabado de colocar ( passadas 12 H) a DP Max Wax

As fotos são conclusivas e esta então ainda mais é

A Bagageira estava bem riscada e inclusive tinha um risco um pouco “fundo” mas apenas visivel com o Halogeneo, de dia não se via por mais que tentassemos.
Resolvi não lixar e assim preservar o verniz, se fosse um carro escuro lá tinha de ser

Panoramica geral e engraçado que a asa estava sem nada, mesmo antes de polir e nunca foi repintada , estando de origem no carro.

Depois de polido ficou…prontinho a encerar ou não ( ler, dar selante )

As laterais são sempre castigadas , especialmente as traseiras , os vassoureiros adoram mesmo estas zonas

E nós detailers também por isso deixei assim

Acabando a fase do polimento é a vez de lavar novamente o M3…

para passar á fase da selagem com Poorboys EX..

Melhorando o aspecto do carro mas aqui a finalidade era a protecção acrescida, porque o look iria ser aumentado com as ceras

Bem chegava ao fim o 1º dia de trabalho e passadas 8 horas ainda faltava o interior , tratamento das jantes, e acabamento exterior ( plásticos, vidros, cromados , escapes, etc ) , hora de ir espairecer

Aqui foi quando dei uma camada de DP Max Wax , e foi depois de 12 Horas da Ex ( dado ás 6,30 AM , não conseguia dormir ) .

O aspecto melhorou IMENSO mas mesmo assim não estava
nada parecido com o que iria ficar , aguardem mais um pouco que já conto

Inicio do 2º dia foi a vez de atacar o que faltava do exterior, e comecei com os escapes , onde uma boa limpeza com 1Z Chrome fez um brilharete

Conseguem ver a diferença , suponho

Lado esquerdo tratado e direito por tratar , com uma taxa de sucesso de 95% , visto ainda ficar com algumas marcas e nesta parte “gastei” 30 minutos á vontade

Outra parte que raramente costumo mostrar , mas aqui acho que se justifica.

A fechadura da mala do M sendo limpa com cotonete e no tar ( eu não sou muito de mostrar os cotonetes , mas lá foi )

Agora o resultado final depois de ser polido com 1Z Chrome, limpa a borracha com 1Z UC e condicionada com Kunstoff.

Chega a vez de ver o acabamento agora com a DP Max Wax
ao Sol .

Grandes reflexos e profundidade , mesmo para um cinza claro fiquei bastante satisfeito ( mas não a 100% ) .

Os plásticos foram limpos com 1z UC e condicionados com PB TR.

A bonita traseira

Mais uma perola do 1Z UC e 1Z Chrome , deixando o logotipo do Departamento M cheio de brilho

As bonitas jantes limpas com 1Z WC , lavadas , descontamindas , polidas com 1Z PP e seladas com PB WS.

Agora vamos ao interior onde apesar do seu bom estado precisou de algumas horas , para ficar ao melhor nivel…Detalhe

Todos os plásticos , vinis, pele, etc foram limpos com MPC sendo depois condicionados com PB NL e PB Leather Stuff, conforme o material.

Algumas zonas foram enceradas com 1Z Glanz Wax e OCW nas embaladeiras , os manometros com MPP.

As borrachas condicionadas com 1Z Gummi e tive pena de não ter um mata moscas á mão , tal a quantidade

Depois do interior foi a vez de aumentar o WOW factor em niveis que nunca pensei ver , especialmente num cinza , OCW POWA ( passadas mais 12 horas , ás 18:30 ).

Agora sim o M estava como que imaginava , com um look a condizer com os pergaminhos do carro , BRUTAL!!!

Ópticas polidas com MPP e protegidas com CG FS , e cromados com 1Z Chrome.

Os vidros levaram grojet

O aspecto do carro impresionava a cada fotograma tirado, era impressionante a diferença que a OCW fez.

Wet look all the way

Esta frente é uma coisa magnifica , só espero que o próximo M3 venha assim tão bonito

Quem diz que um cinza claro não se nota o efeito do detalhe

Lateral do fabuloso Silver Surfer

Vai um mergulho ???

Não podia deixar de mostrar umas fotos com o sol a incidir, é sempre complicado nesta cor , mas ai vamos…

Um verdadeiro trabalho de estilo este carro , quem diz que debaixo das vestes de cordeiro não está um verdadeiro lobo do asfalto

O cinza vivo e reflectivo , bem molhado

O efeito do BTS nos pneus depois de umas boas horas

Uma vista lateral com um excelente wet look

Para os amantes do flake aqui deixo umas imagens , esta combo não escondeu em nada o metalizado.

Com esta foto me despeço e até á próxima , foi um prazer chegar aos 50 detalhes com um carro assim…

Voltar