Ferrari F430 F1 de 2009 com apenas pouco mais de 500 kms percorridos chegou para um detalhe de carro novo, embora depois da apreciação fosse aconselhada uma correcção de pintura, mas acabou num trabalho bem mais completo.
Foi um trabalho repartido por 7 dias, 6 deles a full time o 7º apenas para dar uma última camada de cera e alguns ajustes finais.
Todos os F430 que tenho visto detalhados por outros detailers em toda a parte, gozam do mesmo “mal”, completamente cheios de marcas de polimento agressivo gerando em hologramas fundos, swirls, restos de polish, marcas de lavagens, riscos e muitas marcas de lixa.
mais marcas…
Em conversa com um mecanico que fez o estágio em Maranello disse-me que fazem um teste de 1000 kms sempre a FUNDO em pista , tem ordens para dar o máximo e os consumiveis são mudados depois.
Se o motor tiver o minimo indicio de alguma falha mesmo leve, é retirado por completo e substituido.
Depois disto é feita a preparação e ai é que o acabamento fica completamente..”trashed” como dizem os detailers americanos.
As borrachas e um por todo o carro estavam marcas tanto de gordura como alcatrão, nas partes traseiras inferiores é normal.
Já com um acabamento pintura ceramica é notória a dureza da mesma quando tentamos remover defeitos mais profundos.
Com a introdução da sua nova nanotecnologia patenteada, a PPG situa-se na primeira línea da tecnologia mais avançada para vernizes.
Na qualidade de primeiro fornecedor de nanotecnologia para os fabricantes de automóveis, a PPG oferece ao mercado um verniz duradouro e resistente aos riscos, que conserva o brilho durante muito mais tempo.
CeramiClear contém nanopartículas que se acumulam na superfície do verniz e lhe conferem um acabamento brilhante, duradouro e resistente aos riscos.
DIa 1 : 6,5 horas
Antes de entrarmos é protegido o mais possivel o interior.
O carro foi entregue da parte da tarde dai as poucas horas de trabalho, mesmo assim foram realizadas as lavagens iniciais antes da descontaminação.
As jantes foram lavada apenas com shampoo automóvel e neste caso da Sonax, visto não ser preciso mais nada agressivo.
Todo o cuidado é pouco quando o sistema de travagem é carbo-ceramico (fabuloso para detalhar digo ja ).
Espuma a actuar para amolecer a sujidade (o carro vinha muito limpo mas mesmo assim é sempre necessária uma boa pré-lavagem).
Seguindo a lavagem com luva e descontaminação inicial.
Preparado para a secagem
Já seco
Alcatrão removido com um tar remover suave e deixado actuar algum tempo…
e o depois
As jantes foram polidas com polish médio e limpas quimicamente .
Dia 2 – 10 horas
Começando com mais uma camada
Realizado o isolamento das partes sensiveis do carro e uma visita inesperada…
O verniz foi analisado e as camadas eram bem altas.
Cada ponto corresponde a 25 microns, 9,5= 238 microns
O capot e outras partes do carro estavam com tinta do revestimento interior.
E o depois de alguma paciência e clay bar.
Começando a fase da correcção de pintura, o parachoques frontal foi o 1º alvo.
O mais complicado mesmo é a remoção das marcas de lixa e dos “pig trails” ou caracois que a máquina deixa quando as lixas não estão bem limpas ou não se usa um interface.
Foi utilizada esponja de corte e polimento..
Outro antes da zona central do parachoques
e depois
Laterais eram as zonas mais castigadas inclusive com riscos.
Depois de alguma lixagem, compound e acabamento
Aspecto da outra lateral.
Durante a lixagem com grão 1500,2000 e 4000
Ficando apenas um risco dos muitos embora muito fino, 99% melhor.
o capot .
Hologramas e marcas de lixa….e swirls.
O acabamento da frente foi realizada no dia 3, este dia foi inteiramente dedicado quase a remover marcas de lixa e pequenos defeitos.
Dia 3 – 14 horas
O depois do capot e zona frontal.
pintura corrigida
O tejadilho tinha mais marcas…
depois de uma passagem com polish médio e acabamento.
A porta do condutor apresentava-se muito boa e tirando algumas pequenas marcas até destoava do resto, apenas manchada com alguns hologramas.
realizada a correcção
Zona a seguir, o antes.
O depois ainda com algum resto de polish.
Até o retrovisor não escapou.
Alguns minutos depois
E mais um antes
e depois
A explicação de ter um holograma tão profundo, tentaram remover o risco…
Verificação da pintura
Lixagem e isolamento da zona circundante para não ser polida com compound, e assim preservado uns microns de verniz.
Remoção das marcas e risco.
Com maior detalhe
Lateral corrigida
Zona do depósito com algumas marcas
e sem elas
A tampa do motor tinha umas marcas profundas de lixa e alguns riscos mesmo.
e o depois…de 2 horas á volta com a tampa.
Mais um dia no fim….eram quase 2:00 da manhã e a seguir um dia mais complicado.
Dia 4 – 8 horas
Mais defeitos no parachoques e aqui as marcas de lixa eram mais que muitas, fotografei a maior visto ser muito repetitivo.
O depois
As famosas marcas de lixa
Eliminadas
Lateral do parachoques pronta
Tudo foi corrigido
Continuando o trabalho as marcas de tentativas de eliminação de lixos/riscos eram muito esclarecedoras.
Aqui foi realizada uma fase para corrigir a pintura no que diz respeito aos defeitos e depois fazer o acabamento, mais em termos de “jeweling” do que retirar “defeitos” da fase anterior.
Avançando era mais do mesmo com marcas de lixa á mistura…
e o depois
Dia 5 – 12 horas
Finalmente o último painel e parecia mesmo ser…fácil, nada mais enganador porque se na zona superior foi um “mar de rosas” do meio para baixo riscos e mais…marcas de lixa profundas …
Aqui foi preciso localizadamente usar um compound para retirar defeitos mais complicados.
Depois de finalizado e mais uma antes
e depois
Escapes antes
e depois
Foi realizado o jewling de toda a pintura e apenas aqui foram gastas 5 horas para o fazer correctamente.
Entretanto o F430 tinha sido novamente lavado para retirar os restos de polish e pó acumulado durante estes dias.
As ópticas foram também detalhadas
Começava a fase final do acabamento e neste caso era da bagageira, com a limpeza quimica da partes pintadas
o aspecto final da referida zona
A pintura, vidros e alguns plásticos bem como cromados foram limpos e polidos.
E 1ª camada da Cera de Concurso.
com mais uma camada de selante nas jantes e dressing nos pneus, acabava mais um dia.
Dia 6 – 8 horas
Era altura do motor.
Tendo apenas poucos kms e normalmente costumam estar limpos o motor foi sujeito a pequenos toques permitindo assim ficar com um aspecto imaculado.
Limpo com 1Z UC e protegido.
O liquido do radiador foi ajustado concerteza e deixou ficar umas marcas que nada tem a ver com o objectivo deste trabalho, PERFEIÇÂO!!!
e o depois
Panela polida com Autosol metal shine
Algumas fotos do produto final
Vidro limpo e polido.
Partes inferiores não pintadas limpas protegidas..
O interior como é óbvio estava novo e apesar do pouco tempo o banco do condutor especialmente apresentava algumas marcas de sujidade, normal para uma pele muito suave e do mais agradável que alguma vez tive o prazer de ver, aliás os bancos são dos mais envolventes que já sentei.
Peças em carbono polidas e seladas .
registo da matricula apagado em photoshop por motivos de protecção de privacidade
Aspecto final da pele limpa, condicionada e protegida.
As zonas interiores foram todas limpas, polidas e enceradas com Cera de Concurso.
o depois
Depois do carro ter levado a 2ª camada de Cera de Concurso.
Agora era tempo depois de passar o qd pela pintura para tirar os restos de cera transpirada de cima, apreciar ao sol o trabalho realizado.
Travões em carbo-ceramica são o sonho para qualquer detailer
Qualquer angulo e o F430 impressionava, uma verdadeira obra prima da engenharia automóvel.
Dia 7 – 3 horas
Foi apenas para dar a 3ª e última camada de cera para conferir mais protecção, e foi realizada uma inspecção a todos os detalhes do carro.
Entretanto chegava novo carro para detalhar…
Aqui pronto para ser entregue ao dono.