Ferrari 400i – ´81


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Ferrari 400i Automatic é um modelo da famosa casa de Maranello , quase desconhecido pela maior parte do público em geral.

Este modelo em particular causou na altura muita confusão a alguns , visto ter sido acoplada uma caixa automática , algo sacrilégico para a altura…

É um modelo menos conhecido dos coupes 2+2 com motor á frente , o seu design derivou da versão 365 GT4 2+2 do famoso Daytona .
Este modelo é de 1981 e sofreu uma repintura á cerca de uma década atrás , já com muitas marcas dos anos mas ainda a deliciar com o seu sopro divinal
propulsionado pelos 12 cilindros em V

Por motivos óbvios o motor foi parte que não conheceu detalhe nenhum , 25 anos e 68000 kms não existiu vontade do dono para o fazer , muito menos do detailer

O motor é um V12 , 24 V com 4823 cc e cerca de 320 cv /6400 rpm.
O binário são uns respeitáveis 412 nm @ 4200 rpm , nada mau para um atmosférico com 25 anos

Fica aqui uma reconstrução de um motor igual toda documentada , para quem quiser por mãos á obra. :thumb:

Foi um trabalho não programado mas dentro do ambito da mini tour realizada por mim , á 2 semanas ao Porto.
O dono assistiu á fase intermédia do 997 S e resolveu fazer, ora ainda bem já que um carro deste calibre é sempre um prazer detalhar :god:

O aspecto da pintura era muito mau e ainda consegui notar algumas marcas de um polimento á macho , mas o grau de swirls era imenso.

O interior foi estofado á alguns anos , mas apenas os bancos o resto continuava de origem e detalhe nem foi possivel fazer , mas explico mais á frente porque cada coisa a seu tempo .
Com um V12 nas mãos temos de ter calma e sobretudo gosto , portanto apreciem os detalhes :berlusca:

Uma pequena experiência com MPC muito leve , penso mesmo que foi das misturas mais light que alguma vez fiz , comprovem os resultados.


Aqui foi dividido o banco ao meio para terem uma ideia precisa , da evolução dos trabalhos e o resultado foi abismal.

Aqui até assusta a diferença , na altura o dono visitou e teve oportunidade de ver o andamento dos trabalhos , aqui foi mesmo demais o resultado. :yupi3ti:

Depois da lavagem , descontaminação e isolamento chega a fase dura do processo .

Apesar dos 25 anos a pintura não era a original e duplicação de micragem do verniz , era MUITO patente , quase parecia que estava a polir um carro alemão em vez de um…Ferrari :s6vhaha:

Os swirls não eram muitos embora a idade da repintura , os tivesse já “entranhado” e fossem algo dificeis de retirar.

O processo foi um misto de corte com polimento , já que a cor era um cinza médio .
A Makita entrou em acção com a amarela/IP@1400 rpm , 90% dos swirls sairam logo e ficaram os mais fundos , esses deixei a cargo da verde PO85U/PC.


A insistência não foi muita e posso dizer que o capot foi a zona mais maltratada de swirls , e a central superior estava péssima tendo ficado a 90% de swirls menos, aqui a regra dos 2 dedos de testa foi aplicada á RISCA :berlusca:
Quero referir que a área polida foi a central , os farois escamoteaveis ficaram para outro setup visto o tipo de verniz ali aplicado não ter nada a ver .

Em todos os detalhes tenho zonas mais ou menos dificeis de polir , e as mais recompensadoras em gozo pessoal são mesmo as mais complicadas , quando resultam …foi o caso desta


Aqui o verniz foi dado como se o mundo fosse acabar , extremamente duro e algumas vezes pensei para comigo mesmo se isto era bagageira de um molinho Ferrari ou um casca grossa Audi :rofl: :rofl:

O IP aqui com esponja amarela/rotativa@1200 foi um fracasso completo e optei por usar o Optimum Compound que fica um pouco mais acima ( em agressividade ) mas com um tempo de trabalho tããããoo looonngooo…:badmood:

O OC foi utilizado com amarela/rotativa @ 1200 rpms durante uns largos minutos , tendo dado alguns partes a 1500 rpms, o bom mesmo foi que não fazia poeira quase nenhuma e deu resultado.
A verde com a makita @ 1200 rpms e IP foi o passo seguinte , seguindo uma esponja branca ( não tinha verdes limpas ) e PO85U com PC.

O tempo que medeia esta foto e as 2 anteriores foram 36 minutos , aqui a Optimum esteve á altura e considero que a Menzerna tem uma lacuna nesta zona.

Passo a explicar , na escala de 0 a 5 tem corte 5 através do PG e o próximo é
3,5 com o PO91L ( IP ) , existe aqui uma zona em branco um pouco grande..1,5 de 0-5

O Compound da Optimum supera o IP no corte ligeiramente , mas neste caso foi o suficiente para não entrar o Tubarão branco do verniz :rofl:

A bonita e agora retro traseira mas que tanto fez sonhar , este detailer , faz recordar a traseira dos vettes :drool:
Aqui as marcas são superficiais de lavagens mal feitas e pouco cuidado na manutenção .

Uma situação facilmente resolvida com uma dose de IP e PO85U, esponjas laranjas e verdes respectivamente , ajudadas pela mitica PC que apesar de já estar quase nas 500 horas de uso , continua igual a si própria :god: :god:

Chegando a outra zona complicada , as portas e neste modelo de quase 5 metros de comprimdo , estas eram enormeeessss .

Swirls de nivel intenso com a pintura a denotar uma falta de nitidez incrivel , repintura do carro nem foi má de todo ( não é nada feito por uma PaintBox mas ficou porreira… ).

Esta zona foi polida com a Makita e esponja de corte , IP @1200 x 2 seguindo
a PC com esponja branca e PO85U.

Antes

Depois

Se vos disser que a única coisa que fiz foi usar a verde , PO106FF @ 1200 x 2 acreditam ??

( por descargo de consciência mesmo depois de ter visto e revisto, levou uma passagem com PC…não quero sequer pensar em deixar Holos :s6vhaha: )
Aqui sim parecia um Ferrari ( bem mais ou menos , pq não seria necessário num polimento normal usar a rotativa num rebento de maranello )

De volta ao capot e o panorama era este , nada bom , mesmo nada bom..aliás este painel não tinha nada a ver com nada , apesar do tamanho não conseguiu fugir ás garras das vassouradas

Aqui foi todo polido com rotativa e levou 3 fases , apesar de ser cinza já que além da dureza do verniz ser imensa os defeitos piores eram.
A saber então o procedimento tomado , corte com esponja de lã de carneiro ( nunca pensei usar isto num ferrari mas , situações extremas requerem medidas extremas ) e IP , depois com esponja laranja e IP ainda com a rotativa e sempre @1200 rpms.

O acabamento foi feito com a PC/PO85U e verde.

Guarda lamas antes do detalhe

Depois com verde e PO85U x 2

Hora de tirar o pó de cima dos ombros e começar a preparar as fases finais , de acabamento .

Aqui ainda sem acabamento final , apenas polido e lavado ao sol

Entre elas tentar devolver o brilho e grandiosidade ao cavallino , que algum retardado fez o favor de estragar , não compreendo a mente destes casos perdidos no que concerne á falta de actividade cerebral :badmood:

O aspecto original depois de bem lavado com 1Z UC

Depois com um aplicador de polimento verde e 1Z Chrome , na zona central do cavallino

Com mais detalhe…

e prontinho com uma base de cera para abrilhantar o emblemático simbolo , e dar alguma protecção.

Agora sim estava pronto :thumb:

Depois de todos os acabamento habituais e resumindo consoante as fotos forem desfolhando.

A cera foi a P21S , realça o flake e reflecte como poucas :berlusca:


Todos os cromados foram limpos com 1Z UC e polidos com 1Z Chrome.

Embora o sucesso seja muito no brilho e eliminação da oxidação , pq os riscos
foram pouco removidos…sempre são 25 anos de atrito com o meio ambiente

Aspecto do tejadilho mais ao pormenor .


As ópticas foram polidas muito levemente com Plast X da meguiars e protegidas com CG FS.

Aqui foi passado pano com qd apenas , outro produto e poderia descolorar algo tão antigo como belo

O maravilhoso V12 á espera de poder cantar mais alto , do que as suas “grades” deixam antever :god:

Passemos ás fotos mais escuras para assim comprovarmos a qualidade dos reflexos , e aqui o 400i brilhava .

As jantes foram polidas com 1Z PP e seladas com PB WS x 2

Vidros polidos com glass polish e PC , selados com CG FS.

Os pneus com o sempre disposto a brilhar BTS

Os escapes foram todos polidos com Autosol Metal Polish , e as panelas ( e aqui foi loucura mas enfim ) limpas com MPC e condicionadas com Kunstoff, resultou bem e dentro em breve vou confirmar a sua durabilidade.

Por mais anos que passem esta frente ao estilo do bonito Daytona ( ver o carro do Sonny do Miami Vice original ) , continua sempre a causar um sorriso. :god:

Pininfarina e chega :god:

O interior como referi no inicio do post foi todo limpo com MPC e 1Z UC , o MPC foi uma mistura light , e nos forros originais das portas até pano com mf e água desbotavam…por isso foi limpo o pó apenas com pano seco.

O resto das alcatifas foram aspiradas com extractor de agua , limpos os estogos e condicionados com 1Z Leather.
O tablier foi limpo e levou PB NL .

A causa de tanta discórdia na época , a caixa automática , onde tudo foi limpo como normal e polidos os cromados com 1Z Chrome.
A madeira apenas ficou pela fase da limpeza , não temos maneira de a proteger especialmente qdo tem 25 anos no activo

Polido com MPP e selado com CG FS.

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