Cooper S – ´04


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Recentemente tive a oportunidade e prazer de deslocar-me a Portimão para detalhar 4 carros , cada um deles com o seu papel na história automóvel e
foi mesmo um marco..HISTÓRICO na vida da divisão M, e dos apaixonados pelas 4 rodas.


O 1º carro a sofrer alguns TLC deste Detailer e do JoãoJacto , o meu ajudante Oficial a partir deste momento em todos os
detalhes feitos na zona Sul , foi um bonito Mini Cooper S de 2004.

O estado do carro no exterior pode ser classificado como médio, como é preto parecia pior do que estava, mesmo assim
com swirls de nivel médio e alguns holos.


O carro é muito estimado e foi fruto de algumas lavagens mal feitas , mesmo a contaminação era média.

O interior estava impecável e precisava mesmo de muito pouco TLC, mais de protecçao dos materiais e aqui o artista foi o JJ .

Começam os trabalhos e com a vinda do medidor de espessura da pintura , é feita uma leitura de 5 pontos em cada painel
para termos uma amostra do estado geral da pintura, depois da indispensável lavagem e descontaminação.

Podem ver que neste painel repintado os valores são altissimos, e bem dispares do resto da média que rondava os 130/160.

e uns cms ao lado valor diferente…

Enquanto o JJ atacava as jantes eu era o capot , onde os maiores danos foram aqui desferidos com uma potência bem grande.

isto de trabalhar com luzes artificiais com muita luz natural , só mesmo ao perto vemos os estragos

Foi utilizado makita com laranja/IP e PC/verde/PO106FF para acabamento , o tempo dispendido apesar do capot ser pequeno foi de 1 hora e pouco, apesar de ter uma lateral bem larga de cada lado.

Mas o melhor seria apreciar os resultados ao sol , pq esse vai ser o grande juíz do acabamento final.

Prontinho para a cera não acham ????

O antes da lateral do capot…

e o depois…


O sacrificio em termos de verniz rondou os 2 microns no capot, simplesmente minimo ,
agora sim os resultados podem chegar ao limite tendo sempre em atenção á regra dos 2 dedos de testa.

Vem mais uma zona , a das portas onde a espessura é menor e rondava 120/150 de máximo…e deu para ver num ponto
que passou ali algo mais agressivo, facilmente comprovado pelos holos existentes ao sol

Rotativa com laranja/PO85U e verde com PO85U foi a formula utilizada.

A diferença no centro deste painel ( zona com hologramas ) era de cerca de 19 microns a menos , 139 para 157 da outra porta o resto estava parecido.
E com este polimento desceu 1 micron…

Outra zona castigada era o lado esquerdo da bagageira onde morou um autocolante , mas foi retirado de forma agressiva.

Foi lixado com 2000 e 4000 , sendo polido com a makita ,amarela e IP x 2

O depois foi este onde ficou apenas um misero risco, e a foto foi tirada 2 dias depois e com uma passagem numa poça de água, obrigado CMP

Passando agora ao depois , já com a Zymol Carbon Wax que veio conferir um look muito bom mas pouco wet e algo baço, mas com enorme profundidade e nitidez impressionante.

Um reflexo do que falo com uma máquina diabólica no fundo

As jantes ficaram um assombro o que ajudou em muito a sua forma, e o trabalho do JoãoJacto

Aspecto da óptica polida e selada com CG FS

O tejadilho teve direito a outro tipo de acabamento , depois de uma esponja de 4″ , PC e PO85U foi a vez da OCW dar um ar da sua graça.

Os plásticos foram condicionados com PB Trim Restorer

Cromados limpos e polidos com 1Z Chrome


Vejam bem a casca de laranja do painel repintado

Um aspecto muito bonito e evocativo do berço de onde esta geração do Mini provem , BMW …não lembra as fabulosas séries M ?

O interior levou um tratamento completo , aspiradela a fundo , limpeza com 1Z UC e em seguida PB NL .

PlastX nos manometros fizeram milagres


As fotos que se seguem são do dia a seguinte.

Uma boa amostra do resultado obtido agora com sol a incidir



O look ficou nitidamente para o escuro mas o que mais impressiona foi a nitidez, mas pecou pela falta de wetlook e brilho.

E o sol subia no horizonte da pintura do mini , quase a fazer lembrar que eram horas para mais detalhe ….mas ficam ainda umas fotos

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