997 Carrera S – ´04


Voltar

Porsche 997 Carrera S de 2004 , o 1º exemplar a pisar o solo Português tendo inclusive sido emprestado para ser utilizado na apresentação nacional

Este trabalho resultou de uma demo feita á umas semanas atrás ( ver aqui ) , tendo o dono ficado satisfeito com o resultado na altura .

Podem ver nesta foto a comparação da parte detalhada ( guarda lamas ) e não detalhada ( capot ) , depois de uma lavagem

E aqui a lateral oposta para terem um grau de comparação.

O carro tem 55000 kms de muita AE , más lavagens , polimentos agressivos , etc , sendo o virus swirl e a bactéria holograma uma constante no acabamento do genial 997 S


O estado era este sendo agravado pelas picadas das pedras na frente , mas com algum trabalho ( +-14 horas ) foi possivel dar a volta ao texto, como vão ter a oportunidade de ver .

A traseira até parecia ter swirls “light” mas afinal eram bem HARD CORE

O tejadilho e sendo um carro muito baixo , foi facilmente atingido pela mitica vassoura de pelo suave que por ai abunda , nas casas de lavagens…auto???

Era altura da lavagem , descontaminação ( estava pouco atacado neste ponto ) e consequente preparação para o polimento.


Tentei não deixar nada ao acaso para mais tarde não ter trabalhos suplementares , completamente desnecessários e basta existir uma boa preparação para ganharmos MUITO tempo no detalhe

Começando a luta , chega o momento de avaliar o tipo de procedimentos a adoptar em cada painel .

Aqui com a esponja laranja/IP/PC x 2 foi o necessário com a ajuda da azul/PO85RD/PC para deixar pronto a aplicar o LSP ( Last Step Product )

A lateral foi alvo de igual processo embora , a laranja só tenha sido dada apenas uma vez , como o carro ainda mantinha a pintura de origem tudo foi mais “fácil” e com resultados fabulosos tal a perfeição da mesma


As portas estavam com swirls horrendos e ligeiros hologramas , foi adoptado um polish menos abrasivo que o IP , PO85U e resultou muito bem conjugado com esponja laranja/PC acabando com azul/PO85RD .

Depois de uma passagem de cada polish e respectiva esponja , eis o resultado.

Chego então á parte onde deu mais gozo e a variedade dos processos aumentou , o aspecto era este…

com esta agravante

Aqui foi preciso ter cautela não só pela zona onde os defeitos estavam localizados , mas pricipalmente por ser uma pintura de origem em que a suavidade da pintura não deixa muita margem de manobra , a erros…

Tendo em conta os diversos factores , depois de analisar a situação e dar um bom gole de água , penso para comigo, IT´S SHOWTIME

Lixa 4000 com movimentos localizados e tentando ser o menos agressivo possivel nos suburbios do risco , apresento então o durante da operação
” 997 S Scratch Terminator ”

O processo foi usar a makita ( rotativa ) com esponja laranja/IP@1200 rpm para tirar as marcas de lixa/swirls , depois mais localizadamente com uma esponja amarela de menor diametro e menos rpms ( 900 ) cortar o risco.
O acabamento ficou a cargo de uma esponja verde/PO85U/PC e azul/85RD/PC

Ainda se nota levemente a marca do risco maior , mas com o processo finalizado acreditem que apenas o Inspector Varatojo conseguiria descobrir a sua localização

Outra dor de cabeça já que estas marcas em zonas não metálicas , são muito complicadas de retirar sem causar danos irreversiveis, logo como faço SEMPRE , com o minimo de desbaste o máximo de acabamento , basta improvisar

Usei uma combo diferente onde a componente corte foi limitada , e entrou a parte do Glaze .
Primeiro poli com laranja/IP (90% ) / PWC Blue ( 10 %) e os defeitos ficaram removidos a muito perto de 95%, quase invisiveis para o olho comum .
A seguir entrou uma esponja verde com PO106FF/RMG e segui com azul/PO85RD , posso dizer que o sucesso foi a 99% e só vi algumas marcas que posteriormente deixei a cargo de outros amigos

Finda esta parte chega a lavagem final e acabamentos interiores , onde apenas se encontrava sujo e ligeira necessidade de condicionamento dai não mostrar fotos do antes já que nas fotos pouco se iria notar

Ficam umas fotos já do carro acabado e com a última fase de polimento feita , através do pink moose onde o melhoramento foi substancial no escurecimento/profundidade e wetlook da pintura



Um dia normal na Car Detail

O Ferrari será apresentado posteriormente , aqui já tinha sido polido em cerca de 30% tendo o dia acabado á 1:30 da manhã…e começado as 9:30

Ficam agora umas fotos do depois , umas night shots já que achei de bom tom aproveitar todo o tipo de luminosidades para ver o acabamento da Nattys White depois do Pink Moose, e ficou IRREAL como vão ver mais á frente


No outro dia era altura de tirar as fotos , e o Porto acordou um pouco escuro mas logo o sol apareceu .


As ponteiras polidas com 1Z Chrome e ópticas/vidros selados com CG FS.
Mesmo com o céu encoberto o 997 já estava com um look fantástico , e muito promissor quando o astro rei desse um ar da sua graça

Wet look com IMENSA profundidade foi o que Menzerna+Clearkote+Poorboys conseguiram .


E começa a aparecer o sol para acariciar o belo Porsche e realçar o efeito do look pretendido pelo artista de serviço.

Ópticas foram polidas como costume e o efeito era patente.

As bonitas jantes foram polidas com 1Z PP , seladas com PB WS e o dresser para os pneus o imbativel BTS

Passando ao interior , todas os tapetes e carpetes foram aspirados e limpos em profundidade com o extractor de água.
Borrachas tratadas com 1Z Gummi e plásticos/vinil limpos com 1Z UC e tratados com PB NL , menos o tablier que foi apenas limpo já que a Porsche NÂO ACONSELHA nenhum produto , apenas pano e água , fica aqui o aviso.


O interior estava repleto de extras e este bonito gps fez as delicias ( visuais )
do detailer , bem como o acabamento em aluminio mate.

Outro detalhe do abastado equipamento era o Sports Chrono Package Plus (quando activo, torna mais rápida a resposta do motor e da caixa automática Tiptronic; permite ao PSM actuar mais tarde; o PASM adopta o modo Sport automaticamente, sempre que a condução o justifique – e inclui ainda um cronómetro digital e analógico).


Agora que o Sol estava em força era altura de ver o 997S no seu nivel máximo , de WOW FACTOR

E começa da intensidade 1 para acabar em 20 , tipo interruptor de luz



Agora uma vista mais alargada e com um sol mais propicio ao showtime


O braço do limpa vidros traseiro foi polido manualmente com 1Z MP apenas para abrilhantar e preencher defeitos, já que a limpeza ficou a cargo do 1Z UC.

Wetlook ao rubro pensam voces…naaaaaaa…digo eu

Está melhor mas ainda o WF ( wow factor ) não chegou ao corte das rpms



A bonita dianteira do 997S onde a Porsche mais uma vez conseguiu reviver o antigo com tons de moderno , simplesmente delicioso o resultado.

O lava farois em cromado levou tratamento como é claro , e o 1Z Chrome deixou a sua marca brilhante.

Agora sim o WF estava para além do limite das rotações e corte acontecia , em grande escala



O bonito capot era um espelho

Bem profundo e reflectivo

Onde detalhes destes eram alcançados , amigos…ao vivo era a P da Loucura,
o Jmsurf que o diga que esteve lá a assistir á sessão fotográfica.

E um detalhe das imagens anteriores que nem vou comentar…

Uma das portas de lado e frente


O guarda lamas detalhado á 2 semanas…

Vou interromper o exterior para acalmarmos um pouco , e ver outros detalhes do interior.


A bagageira foi limpa com 1Z UC e condicionada com 1Z Tiefen com 2 camadas .

O motor dos 911 tem uma coisa óptima , estão sempre lavados porque a água
entra sempre por lá , dai ter dado apenas um tratamento leve nos plásticos e borrachas do 3.8

Ok, descansamos estes segundos e acho que podemos voltar ás últimas fotos do exterior com a máxima rotação

E uma sequencia de um verdadeiro lift off de puro adrenalina detalhistica

A sair da Detail Shop

E na rampa de lançamento…


Lift off

O detalhe deste acabava aqui com as fotos e ainda tirei mais uma , do próximo convidado , de uma marca sobejamente conhecida na forma de V12


Voltar