Mini

Cooper S - 2004

Recentemente tive a oportunidade e prazer de deslocar-me a Portimão para detalhar 4 carros , cada um deles com o seu papel na história automóvel e um foi mesmo um marco..HISTÓRICO na vida da divisão M, e dos apaixonados pelas 4 rodas.





O 1º carro a sofrer alguns TLC deste Detailer e do JoãoJacto , o meu ajudante Oficial a partir deste momento em todos os detalhes feitos na zona Sul , foi um bonito Mini Cooper S de 2004.

O estado do carro no exterior pode ser classificado como médio, como é preto parecia pior do que estava, mesmo assim com swirls de nivel médio e alguns holos.




O carro é muito estimado e foi fruto de algumas lavagens mal feitas , mesmo a contaminação era média.



O interior estava impecável e precisava mesmo de muito pouco TLC, mais de protecçao dos materiais e aqui o artista foi o JJ .



Começam os trabalhos e com a vinda do medidor de espessura da pintura , é feita uma leitura de 5 pontos em cada painel para termos uma amostra do estado geral da pintura, depois da indispensável lavagem e descontaminação.





Podem ver que neste painel repintado os valores são altissimos, e bem dispares do resto da média que rondava os 130/160.



e uns cms ao lado valor diferente...



Enquanto o JJ atacava as jantes eu era o capot , onde os maiores danos foram aqui desferidos com uma potência bem grande.



isto de trabalhar com luzes artificiais com muita luz natural , só mesmo ao perto vemos os estragos



Foi utilizado makita com laranja/IP e PC/verde/PO106FF para acabamento , o tempo dispendido apesar do capot ser pequeno foi de 1 hora e pouco, apesar de ter uma lateral bem larga de cada lado.



Mas o melhor seria apreciar os resultados ao sol , pq esse vai ser o grande juíz do acabamento final.



Prontinho para a cera não acham ????



O antes da lateral do capot...



e o depois...




O sacrificio em termos de verniz rondou os 2 microns no capot, simplesmente minimo , agora sim os resultados podem chegar ao limite tendo sempre em atenção á regra dos 2 dedos de testa.

Vem mais uma zona , a das portas onde a espessura é menor e rondava 120/150 de máximo...e deu para ver num ponto que passou ali algo mais agressivo, facilmente comprovado pelos holos existentes ao sol



Rotativa com laranja/PO85U e verde com PO85U foi a formula utilizada.



A diferença no centro deste painel ( zona com hologramas ) era de cerca de 19 microns a menos , 139 para 157 da outra porta o resto estava parecido.
E com este polimento desceu 1 micron...

Outra zona castigada era o lado esquerdo da bagageira onde morou um autocolante , mas foi retirado de forma agressiva.



Foi lixado com 2000 e 4000 , sendo polido com a makita ,amarela e IP x 2



O depois foi este onde ficou apenas um misero risco, e a foto foi tirada 2 dias depois e com uma passagem numa poça de água, obrigado CMP



Passando agora ao depois , já com a Zymol Carbon Wax que veio conferir um look muito bom mas pouco wet e algo baço, mas com enorme profundidade e nitidez impressionante.



Um reflexo do que falo com uma máquina diabólica no fundo



As jantes ficaram um assombro o que ajudou em muito a sua forma, e o trabalho do JoãoJacto



Aspecto da óptica polida e selada com CG FS



O tejadilho teve direito a outro tipo de acabamento , depois de uma esponja de 4" , PC e PO85U foi a vez da OCW dar um ar da sua graça.



Os plásticos foram condicionados com PB Trim Restorer



Cromados limpos e polidos com 1Z Chrome




Vejam bem a casca de laranja do painel repintado



Um aspecto muito bonito e evocativo do berço de onde esta geração do Mini provem , BMW ...não lembra as fabulosas séries M ?



O interior levou um tratamento completo , aspiradela a fundo , limpeza com 1Z UC e em seguida PB NL .



PlastX nos manometros fizeram milagres




As fotos que se seguem são do dia a seguinte.



Uma boa amostra do resultado obtido agora com sol a incidir





O look ficou nitidamente para o escuro mas o que mais impressiona foi a nitidez, mas pecou pela falta de wetlook e brilho.



E o sol subia no horizonte da pintura do mini , quase a fazer lembrar que eram horas para mais detalhe ....mas ficam ainda umas fotos