Mazda

MX5 - 1994

Mx-5 1.8 130 cv do 2º semestre de 1994 ( 75000 kms ) , um vermelho muito bem estimado e com um brilho fora do normal para um carro com 12 anos




Apesar de ainda brilhar e estar num estado muito bom , para olhos NÂO detalhistas , o baço da pintura , swirls e alguns hologramas estragavam o conjunto.





O bonito hardtop á primeira vista quase não tinha nada , mal o sol deu um ar da sua graça , facilmente apareceu uma estrela feita por algum artista





A traseira e a capota foram um dos motivos principais para o carro ser detalhado , sobre a 1ª não são estes swirls e mini holos que assustavam o dono...



mas sim estes restos de alguma substancia que aderiu ao verniz de tal maneira, que claybar, no tar , etc não fizeram muito...



Visto de outro angulo , uma escorridela monumental onde o parachoques também foi brindado



Depois da lavagem e descontaminação geral , foi a vez de começar a tratar da parte que mais afligia o dono e maior desafio parecia ser ao detailer de serviço

A parte traseira onde as escorridelas estavam..antes de ter usado , PC/amarela/IP x 3 ( localizadamente com esponjas de 4" ) e PC/verde/PO85U x1 .



Ficou a lateral limpa a 99% já que uma coisinha de nada persistiu e o risco de danificar o verniz , não compensava e deleguei o 1% para o acabamento onde ficou a 100%

Depois foi tempo de ver como com um simples polimento podiamos restaurar o vermelho , para niveis muito interessantes .



E também foi fácil mostrar a diferença do IP para o FPII ( PO85U ) , notória em brilho mas apenas visivel inloco



O capot e mala da bagageira foi a única parte onde a laranja fez valer as suas capacidades, ajudada pela PC e IP , ficando o acabamento final do polimento a cargo da verde/FPII



E o depois ainda sem a verde , onde os riscos circundantes foram quase todos eliminados pela verde



Foi feita uma lavagem ao hardtop ( depois de polido com PC verde e IP , PC/azul e PO85RD ) e limpo com 1Z UCleaner , condicionados com 1Z Tiefenfleger.



Sendo os vidros desengordurados com o no tar para tirar restos de um autocolante.
Não tenho foto do depois com o HT fora ( mea culpa , mas tinha muito trabalho ainda a fazer )

Passei então á fase da capota onde irei mais tarde apresentar um teste completo sobre a raggtopp.

Era este o estado da mesma, gasta e com várias manchas do uso .



Depois de bem lavada com shampoo auto , foi limpa com o cleaner da raggtopp e condicionada com vinyl protectant , ficando com este aspecto



mais ao detalhe onde o toque era o outro, bem como o aspecto a novo , IMPRESSIONANTE ( esta foto foi tirada depois da enceradela e foi bem grande )



Outra perspectiva da mesma.



Uma verdadeira perola do detalhe , essencial para os donos de cabrios

Depois dos vidros , cromados ( 1Z Chrome ) , borrachas com 1Z Balsam e outros pequenos detalhes foi a vez da pintura brilhar, e digo mesmo BRILHAR!!

Spitshine com Meguiars #26 para dar um tom escuro e wet e P21S para avivar o vermelho ainda mais , bem como dar um aspecto cromático ao vermelho, tudo intercalado com o qd+ da PB .

Foi um esforço extra que valeu a pena , ainda por cima num carro que está sempre em garagem e com mais que protecção para os próximos meses





Os pequenos farois foram protegidos com CG FS bem como as ópticas interiores.

Aqui já com o bonito hardtop e que combinação explosiva em look , fica o preto com o vermelho .



Foi dada ocw duas vezes seguidas , apenas para a cobertura do produto ficar a 100%.



A ponteira estava num estado muito mau, e por mais esfrega k fosse dada , ficou nisto...



Já temos os reflexos á sombra , é hora de procurar sol ou pelo menos o que resta dele , perto mesmo só no meu spot do costume



As escorridelas são coisa do passado , e foi devolvido o look pretendido e esperado tanto por mim como pelo dono



As bonitas jantes polidas manualmente com 1Z PP e seladas com PB WS , e Optimum tire shine nos pneus .



Um pouco de sol ainda á vista



Ah, ali está ele bem no capot do Mazda



Nova viragem para ir de encontro á claridade , e por consequência ao brilho , enfim á P da Loucura



Detalhe, detalhe era a palavra de ordem nesta imagem



A bonita lateral com a fechadura cromada bem brilhante , apesar de tudo , o 1Z Chrome fez das suas



Esta combo resultou em pleno , mas este HT deu cabo de mim conjugado com o vermelho do mx-5 , simplesmente divinal , quase que parecia um nsx





O dono aqui foi 5 estrelas pq mudamos várias vezes de posição



A tal traseira outrora manchada com umas horriveis escorridelas , agora graças ao detalhe a brilhar .



Com tanto restyling uma coisa sempre permaneceu igual , a traseira , continua apesar dos anos mais que actual e eternamente sedutora.







Ópticas polidas com PC/verder/FPII e MPP , finalizando com CG FS.



Aspecto da frente do endiabrado Drift Masta e já vão perceber pq deste nome





Fotos um pouco mais artisticas





Por incrivel que pareça a nuvem saiu da frente , e deixou brilhar um sol imenso apesar da hora , toca de aproveitar



Um por do sol by Mazda



Com alguma luz o brilho aumentou e deu para ver como realmente ficaria o conjunto , com um sol mais forte , simplesmente vivo, vermelho e molhado





O hardtop em mirror mode



Enquanto o sol passava o carro reflectia o vermelho por todo o lado , e a combinação de 3 ceras com 3 looks foi de arrasar ...ah e de 3 polishes , foi um detalhe do 333







Agora faltava apenas tratar o interior e fotografar , mas o dono do carro adora Drifs ( e sabe como fazer ) , pedi para tirar umas fotos com DD ( Detail Drifts ) e o homem não se recusou



Aqui o começo do mesmo , mas por falha minha não tirei o resto embora agora já saiba como funciona o continuos mode da máquina

Este drift foi feito em toda a rotunda , e quando um chico esperto tentou entrar levou com uma driftada que se borrou todo

De volta á detail shop e o interior foi todo limpo com 1Z UC , condicionado com PB NL e LStuff.



E pronto foi o final de mais um detalhe , aqui foi a última foto tirada já muito escura visto o adiantado da hora.