996 Turbo – ´02


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Porsche 996 Turbo de 2002 com uns saudáveis 106000 kms foi o actor principal deste espetaculo, chamado Detalhe

A cor cinza clara com o sol da manhã escondia o real aspecto do carro , embora tivesse sido repintado há cerca de um ano já apresentava alguns…defeitos


Este modelo tem instalada uma suspensão super desportiva da Porsche ( X73 ), muito rebaixada e quase impraticável em terras Lusas.

O estado geral da pintura era muito bom e quase 0% de contaminação , apenas alguma coisita na asa e laterais traseiras.

Depois de um periodo de inspecção , reflexão e muita foi altura de por o TT a lavar , com um belo foam gun.

Feita a descontaminação tal como disse , quase nula é a vez de proteger tudo o que possa ser “danificado” pelas esponjas e polishes.

Outra visão

O interior estava a precisar de muito TLC , e foi isso que foi dado , em grande escala como vão comprovar mais adiante.

A pele e o vinil passados tantos kms , com algumas marcas

Os tapetes foram aspirados e foi usado o extractor de água,
para limpar em profundidade.

Depois de secarem ao sol , ficaram prontos para mais 106000 kms

Um pormenor da limpeza interior , cinzeiro limpo com 1Z UC e condicionado com 1Z Tiefen.

Depois…

Aspecto da moldura com pouca vida , as letras Porsche estavam algo mortas..

1Z UC + 1Z Chrome e ficou muito melhor.

Vamos então á pintura e durante o detalhe os setups foram
muito alternados , já que os paineis apresentavam diferenças apreciáveis no que diz respeito ao defeitos.

Aqui o capot era das partes mais maltratadas , muito normal .

Como era uma repintura a margem de manobra era superior, e isso esteve patente em todo o polimento com a regra dos 2 dedos de testa a funcionar SEMPRE

Utilizei PC/Laranja/PO85U x 2 finalizando com branca e PO106FF foi o suficiente

Chegamos agora ás situações dispares no que concerne a pintura , este painel é um antes e quase parece um depois…

Mas como melhorar algo já quase perfeito , mesmo com o halogeneo em cima e visto de todos angulos e feitios

Bom , não vale a pena inventar e dei uma PC/branca/PO106FF e parece que consegui resultados ainda melhores , notem a diferença no foco , mais nitido e com um brilho superior em todo o painel ( Menzerna rula )

Ao vivo era muito evidente e serviu apenas para melhorar , tirar alguma marca que o processo de descontaminação pudesse ter criado.

O mesmo aconteceu no painel igual do lado oposto, antes:

e o depois , mais nitidez e brilho

O painel adjacente estava bem pior embora nada critico, uns leves hologramas e swirls ligeiros.

Mais á lupa

O setup aqui foi diferente e usei a PC/Amarela com IP , depois verde com PO106FF, foi verdadeiro slam dunk á MJ

Agora vem as partes mais complicadas e onde os estragos eram maiores

Aqui ainda dei uns tokes com a PC , mas isto parecia verniz da audi em vez do suave veludo que caracteriza a Porsche.

Rotativa@1200 rpm /IP/Amarela x 2 e PC/Branca/PO106FF.

Pena não ter lá cmg o Sr.Luis para tirar aquela mossa

Cheguei finalmente á zona da Asa , umas das minhas favoritas no que diz respeito aos Turbos ( a do 993 é terrivel de detalhar ).


Aproveito para deixar um alerta, sobre este componente muito importante e bastante massacrado não só pelas forças aerodinamicas mas principalmente pela mão humana
A Asa mais tarde ou mais cedo vai apresentar swirls , é normal e mesmo nas pinturas OEM Porsche, é das partes mais duras para polir.
O meu conselho é viver com isso , não dar muito desgaste pq é aqui que toda a gente agarra para abrir o motor, encostar , etc

E apenas uma curiosidade , esta zona da asa custa a módica quantia de 5000 EUROS, por isso , CUIDADO

Seguindo esta linha de pensamento e como era repintura, usei as esponjas de 4″ ( branca x 2 com PO106FF ) para polir mais eficazmente tendo precedido com a makita@900 rpm/IP/amarela .

Ficou quase sem nada e com pouco desgaste, bastando trabalhar bem o produto com velocidades baixas , e alguma pressão inicial na rotativa ( eu sei que NÂO se deve dar , mas tendo alguma prática vão ver que resulta ).

Outra zona a ter cuidado

e com uma simples passagem de PC/Branca e PO85U chegou para chegar a este resultado, dp por coerencia com o resto do acabamento passei uma azul com PO85RD.

E continuado o percurso lógico do polimento , é a vez de mais uma lateral .

Onde o processo foi semelhante á sua cara metade do outro lado

Os parachoques levaram branca com PO106FF, ficando prontinhos para acabamento final.

As ópticas estavam num estado bem swirlado e baço , como podem ver aqui.

O processo foi simples e extremamente eficaz, manualmente os resultados foram desanimadores mas entrando a PC na formula, com o MPP e uma pinguinha de IP com esponja branca, ficou isto

Uma animação flash sobre este procedimento, aqui

Findo isto é feita a lavagem da praxe para tirar todos os restos .

O acabamento final ficou a cargo da P21S com resultados interessantes como vão ver.

A minha parte favorita deste carro e sem dúvida , tão ou mais imponente que a frente.



A frente do bonito 996 Turbo estava com um look bem molhado , mas profundamente reflectivo .

Ainda estive tentado com a OCW mas acho que ficou bem esta opção


Mesmo acabamento com 2 posições solares diferentes

A óptica com sol a bater e não deixar dúvidas , swirls keep out

Cromados com 1Z Chrome

Para os amantes do Flake

Revisitando a frente novamente , vejam como os reflexos ficam cristalinos e o 1Z Balsam ajudou os plásticos.

Apenas um comentário a este emblema

As jantes polidas com 1Z PP , seladas com PB WS e Optimu Tire Shine , um conselho para quem detalha estes carros é que convém andar um pouco para secar os discos depois de lavar,podendoocorrer um empeno dos mesmos…fonte segura

Mais traseira e agora com o sol um pouco mais baixo, além de novo enquadramento o wet look is ALIVE

Umas fotos esclarecedoras que foram tiradas quase ás cegas, pq o cinza claro nestas altura encandeia

Vejam o nivel de rebaixamento que o 996T tem , nitidamente um Low Rider

De volta á toca e de traseira, pq era tão baixo que só entrava ou saia assim.

Uma zona onde podemos apreciar o nivel dos reflexos .


As ponteiras todas polidas com Autosol Metal Polish


Algumas zonas do detalhe cego que gosto de mostrar, embora não sejam tão apelativas para o público comum mas para nós sim


Cavas limpas com muito esforço , e condicionados os plásticos com Hyperdresser da Meguiars .
O parachoques frontal foi tratado com 1Z Kunstoff.


Braço do limpa para brisas, limpo com 1Z UC e condicionado nas partes plásticas com 1Z Balsam e metal polido com 1Z MP/aplicador amarelo.

Os vidros foram limpos , polidos com 1Z Glass polish em determindos locais e selados com CG FS.

O interior foi aspirado no seu todo , não foi preciso sequer o extractor ( apenas nos tapetes ) .

As borrachas vedantes foram lubrificadas com 1Z Gummi e secaram ao ar, os plásticos limpos com MPC e condiciondos com 1Z Balsam.

Tudo limpo com MPC e condicionado com PB NL , em plásticos e vinis.

A parte da pele levou o inigualável Gliptone , fiquei fan do produto ( Obrigado pela dica Francisco) e neste tipo de carros é um MUST .

Este foi um detalhe do detalhe , a pele foi limpa com MPC numa versão light que uso para estas ocasiões e condicionado com Gliptone.

Aspecto dos bancos ficou assombroso bem como o look geral .

Um misto de PB NL e Gliptone , tudo limpo antes com MPC.

As zonas de metal foram enceradas com OCW.

Os maravilhosos bancos onde ficamos perfeitamente encaixados no carro , dando a sensação de sermos apenas um.

Um carro especial só podia ter estes pormenores tão especiais , FABULOSO.


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