Ferrari 360 Modena -´00


Voltar

O Ferrari 360 Modena não é um carro, pelo menos no sentido tradicional da palavra, carros servem para levar
os filhos á escola, ir buscar a avó, compras… mas sim uma necessidade como a comida ou o detalhe ( para mim )…

Mas o 360 Modena F1 tem muito pouco a ver com meio de transporte, com necessidade, praticabilidade. É um desportivo com 400 cv , mais de 150000 euros de custo…


é uma máquina de prazer, pura e simples. Um Brinquedo.

Mesmo assim a Ferrari pela 1ª vez teve em conta o espaço interior, ergonomia e “conforto” no geral , para não dizer que a caixa facilita uma condução diária …mais uma estreia na marca

Agora sobre o detalhe, o carro é de finais de 2000 e tem pouco mais de 6000 kms.

O estado era bom embora a pintura tivesse alguns swirls, NUNCA foi aos rolos na vida e dorme numa garagem com alguns primos

O vermelho estava em bom estado mas nunca digno de um Ferrari :

Mais uma vista do capot agora com as temiveis lampadas de halogeneo :

O tejadilho estava tb carregado de swirls , bem como a mala…

Parachoque traseiro

A preparação foi feita ao detalhe, e podem ver aqui algumas fases finais da mesma no que diz respeito á protecção dos elementos plásticos, cromados, etc.

Quase finalização desta tarefa na traseira…

Depois de descontaminado e anteriormente bem lavado, foi a vez de conhecer a pintura.
Nunca trabalhei uma pintura tão “frágil” e sem quase qualquer casca de laranja a não ser nos paineis traseiros..

Antes de passar com esponja propel advanced 6.5 e IP ( FPII não surtiu o efeito desejado ) e finalizando com FF ( 106FF ) , tudo com a PC.

E o depois…

Quase perfeito, a tónica geral foi essa embora em alguns paineis fossem precisas 2 passagens de IP.

Usei e muito as formidáveis e práticas esponjas de 4″, para
os contornos do sinuoso Modena

Aqui com uma esponja branca de polimento e IP, com velocidades entre 3 a 5, e com muito cuidado para a cabeça da máquina não tocar em nada.

A bagageira do F360 continha um pneu que foi limpo, e selado ( por lapso não fotografei depois 🙁 ) , foi tudo aspirado e limpo com 1Z UCleaner, condicionado com Natural look nos plásticos e 1Z gummi nas borrchas vedantes.

Depois de algumas horas na fase de polimento, onde testei pela 1ª vez o Final Finish ( PO106FF ) , e o acabamento é igual ao FF embora tenha mais corte, a ideia era usar apenas este produto com uma esponja verde mas por si só não surtiu efeito…decerto será uma excelente opção para carros quase novos com ligeiros defeitos

Usei a PC com as advanced da propel 6.5, verde com IP e azul com PO106FF.

Na fase da lavagem final , tratamento das jantes, vidros, plásticos, ópticas…

Vejam o que restou da água depois de lavado, o detalhe em alta

Preparado para a sessão fotográfica , depois de ter sido seco com as toalhas WW, muita paciencia e com ar comprimido nas arestas ( ferramenta muito útili neste tipo de carros )

Aqui nesta foto o acabamento da mitica Souveran deixou algumas alminhas que por lá estavam , ainda mais perplexas …incluindo o autor destas linhas

Saída da garagem onde decorreu o trabalho, uma gentil oferta de um amigo do dono do carro.

Uma foto de lado

Preparado para arrancar e ver como o sol consegue , realçar ainda mais o trabalho feito mas especialmente a magia que o Modena emanava

O 1Z balsam conseguiu por os plásticos num estado irrepreensivel, bem como o Stoner Invisble glass nos vidros.

O outro lado, vejam como a profundidade é imensa

Alguns reflexos ainda no mesmo lugar…

Esta imagem do muro a reflectir no capot é das minha favoritas, o carro aqui ganha mesmo uma dimensão 3D

Bom é tempo de dar um giro, e procurar o sol…

2ª localização para as fotos, onde podemos ver ao sol como
ficava o detalhe ao F360.

O aspecto molhado era tremendo, mas o que entusiasmava era mesmo a profundidade da cor, tb graças á pintura onde
a casca de laranja era quase inexistente

Um zoom

De frente e quase laranja, a luz do final do dia tem destas coisas

Mais um reflexo da lateral traseira..

Esta dianteira é mesmo alucinante, as curvas deixam qq um maluco

Aspecto da porta e o brilho que o PB WS cria nas bonitas jantes do Modena

Aqui está a traseira divinalmente desenhada pelas mãos do Mestre Pininfarina

Aqui tive pena de os escapes de dentro estarem queimados, e por muito que tentasse não foi possivel ficarem iguais aos de fora , o metal polish da autosol ajudou muito bem como a lixa, e um pouco de esfregão..

O tejadilho do Cavalino

Agora a 3ª localização , para ver a riqueza das sombras e reflexos.

Visão 3/4 da Modena

Estava ali um penetra , mas enfim…

Uma visão mais aproximada

A traseira , onde os pláticos inferiores foram lavados, limpos com 1Z UCleaner e condiconados com 1Z Balsam.

As imponentes jantes e discos.

E agora para dentro para as fotos finais, e alguns retoques no interior.

Aspecto do capot sobre as luzes

O motor do Modena uma verdadeira peça de arte , um V8 com 400 cv ás 8500 rpm, 373nm/4750 rpm em aluminio.

O estado dele já era muito bom, e foram limpos os plásticos com 1Z UCleaner, condicionados com 1Z Balsam bem como algumas borrachas e laterais.

Os cromados foram limpos e tratados com 1Z Chrome

Uma visão de dentro do habitáculo para o motor…

O interior foi aspirado, limpo com 1Z UCleaner, condicionado com Natural look e 4*STAR ULC para os bancos e pele.

As partes metálicas foram limpas como tudo foi, e levaram ocw .

Aspecto dos Bancos depois de tratados, simplesmente deliciosos e feitos á medida para o dono

Outro pormenor magnifico, limpo, tratado com 1z Chrome e selado com OCW, bem como as ombreiras.

As borrachas foram todas limpas e condicionadas com 1z Gummi.

Agora mais umas fotos onde a beleza delas só vai permitir fazer alguns comentários, apenas sobre processos e produtos usados do detalhe…pq sobre o resto, é escusado

Meguiars PlastX fez milagres aqui

Aqui o Cavalino Rampante em todo o seu esplendor, cortesia do 1Z UCleaner e 1Z Chrome

Simplesmente alucinante o acabamento deixado pela Souveran, a minha eleita em Vermelhos e espero apanhar um carro preto não metalizado para o ser também

Aspecto do motor visto de fora, bonito pormenor de estilo

Voltar