O Ferrari 360 Modena não é um carro, pelo menos no sentido tradicional da palavra, carros servem para levar
os filhos á escola, ir buscar a avó, compras… mas sim uma necessidade como a comida ou o detalhe ( para mim )…
Mas o 360 Modena F1 tem muito pouco a ver com meio de transporte, com necessidade, praticabilidade. É um desportivo com 400 cv , mais de 150000 euros de custo…
é uma máquina de prazer, pura e simples. Um Brinquedo.
Mesmo assim a Ferrari pela 1ª vez teve em conta o espaço interior, ergonomia e “conforto” no geral , para não dizer que a caixa facilita uma condução diária …mais uma estreia na marca
Agora sobre o detalhe, o carro é de finais de 2000 e tem pouco mais de 6000 kms.
O estado era bom embora a pintura tivesse alguns swirls, NUNCA foi aos rolos na vida e dorme numa garagem com alguns primos
O vermelho estava em bom estado mas nunca digno de um Ferrari :
Mais uma vista do capot agora com as temiveis lampadas de halogeneo :
O tejadilho estava tb carregado de swirls , bem como a mala…
Parachoque traseiro
A preparação foi feita ao detalhe, e podem ver aqui algumas fases finais da mesma no que diz respeito á protecção dos elementos plásticos, cromados, etc.
Quase finalização desta tarefa na traseira…
Depois de descontaminado e anteriormente bem lavado, foi a vez de conhecer a pintura.
Nunca trabalhei uma pintura tão “frágil” e sem quase qualquer casca de laranja a não ser nos paineis traseiros..
Antes de passar com esponja propel advanced 6.5 e IP ( FPII não surtiu o efeito desejado ) e finalizando com FF ( 106FF ) , tudo com a PC.
E o depois…
Quase perfeito, a tónica geral foi essa embora em alguns paineis fossem precisas 2 passagens de IP.
Usei e muito as formidáveis e práticas esponjas de 4″, para
os contornos do sinuoso Modena
Aqui com uma esponja branca de polimento e IP, com velocidades entre 3 a 5, e com muito cuidado para a cabeça da máquina não tocar em nada.
A bagageira do F360 continha um pneu que foi limpo, e selado ( por lapso não fotografei depois 🙁 ) , foi tudo aspirado e limpo com 1Z UCleaner, condicionado com Natural look nos plásticos e 1Z gummi nas borrchas vedantes.
Depois de algumas horas na fase de polimento, onde testei pela 1ª vez o Final Finish ( PO106FF ) , e o acabamento é igual ao FF embora tenha mais corte, a ideia era usar apenas este produto com uma esponja verde mas por si só não surtiu efeito…decerto será uma excelente opção para carros quase novos com ligeiros defeitos
Usei a PC com as advanced da propel 6.5, verde com IP e azul com PO106FF.
Na fase da lavagem final , tratamento das jantes, vidros, plásticos, ópticas…
Vejam o que restou da água depois de lavado, o detalhe em alta
Preparado para a sessão fotográfica , depois de ter sido seco com as toalhas WW, muita paciencia e com ar comprimido nas arestas ( ferramenta muito útili neste tipo de carros )
Aqui nesta foto o acabamento da mitica Souveran deixou algumas alminhas que por lá estavam , ainda mais perplexas …incluindo o autor destas linhas
Saída da garagem onde decorreu o trabalho, uma gentil oferta de um amigo do dono do carro.
Uma foto de lado
Preparado para arrancar e ver como o sol consegue , realçar ainda mais o trabalho feito mas especialmente a magia que o Modena emanava
O 1Z balsam conseguiu por os plásticos num estado irrepreensivel, bem como o Stoner Invisble glass nos vidros.
O outro lado, vejam como a profundidade é imensa
Alguns reflexos ainda no mesmo lugar…
Esta imagem do muro a reflectir no capot é das minha favoritas, o carro aqui ganha mesmo uma dimensão 3D
Bom é tempo de dar um giro, e procurar o sol…
2ª localização para as fotos, onde podemos ver ao sol como
ficava o detalhe ao F360.
O aspecto molhado era tremendo, mas o que entusiasmava era mesmo a profundidade da cor, tb graças á pintura onde
a casca de laranja era quase inexistente
Um zoom
De frente e quase laranja, a luz do final do dia tem destas coisas
Mais um reflexo da lateral traseira..
Esta dianteira é mesmo alucinante, as curvas deixam qq um maluco
Aspecto da porta e o brilho que o PB WS cria nas bonitas jantes do Modena
Aqui está a traseira divinalmente desenhada pelas mãos do Mestre Pininfarina
Aqui tive pena de os escapes de dentro estarem queimados, e por muito que tentasse não foi possivel ficarem iguais aos de fora , o metal polish da autosol ajudou muito bem como a lixa, e um pouco de esfregão..
O tejadilho do Cavalino
Agora a 3ª localização , para ver a riqueza das sombras e reflexos.
Visão 3/4 da Modena
Estava ali um penetra , mas enfim…
Uma visão mais aproximada
A traseira , onde os pláticos inferiores foram lavados, limpos com 1Z UCleaner e condiconados com 1Z Balsam.
As imponentes jantes e discos.
E agora para dentro para as fotos finais, e alguns retoques no interior.
Aspecto do capot sobre as luzes
O motor do Modena uma verdadeira peça de arte , um V8 com 400 cv ás 8500 rpm, 373nm/4750 rpm em aluminio.
O estado dele já era muito bom, e foram limpos os plásticos com 1Z UCleaner, condicionados com 1Z Balsam bem como algumas borrachas e laterais.
Os cromados foram limpos e tratados com 1Z Chrome
Uma visão de dentro do habitáculo para o motor…
O interior foi aspirado, limpo com 1Z UCleaner, condicionado com Natural look e 4*STAR ULC para os bancos e pele.
As partes metálicas foram limpas como tudo foi, e levaram ocw .
Aspecto dos Bancos depois de tratados, simplesmente deliciosos e feitos á medida para o dono
Outro pormenor magnifico, limpo, tratado com 1z Chrome e selado com OCW, bem como as ombreiras.
As borrachas foram todas limpas e condicionadas com 1z Gummi.
Agora mais umas fotos onde a beleza delas só vai permitir fazer alguns comentários, apenas sobre processos e produtos usados do detalhe…pq sobre o resto, é escusado
Meguiars PlastX fez milagres aqui
Aqui o Cavalino Rampante em todo o seu esplendor, cortesia do 1Z UCleaner e 1Z Chrome
Simplesmente alucinante o acabamento deixado pela Souveran, a minha eleita em Vermelhos e espero apanhar um carro preto não metalizado para o ser também
Aspecto do motor visto de fora, bonito pormenor de estilo
Voltar